Provavelmente, a palavra crise foi a mais citada nos últimos tempos: crise ambiental, crise energética, crise de valores éticos, morais e familiares, crise educacional, dentre outras. Um momento ímpar está sendo vivenciado, no qual conceitos e valores estão forçosamente sendo revistos. Assim, o contexto é oportuno para a discussão das várias nuances existentes no cenário mundial.

Tema ENEC 2009

Além das crises já instaladas no ano de 2008, notícias revelaram, gradativamente, problemas internos existentes no setor financeiro dos Estados Unidos, dentre eles, as dívidas das hipotecas causadoras de perdas bilionárias em diversos bancos americanos e em alguns europeus. Diante desse cenário, a desconfiança e a insegurança em relação à economia ganharam proporções mundiais e causaram a desaceleração no crescimento econômico e, consequentemente, afetaram empresas do mundo todo. A crise se instalou.

A conjuntura revelou a necessidade de reflexão sobre os rumos da humanidade e, principalmente, da sua relação com a natureza, vital para a sobrevivência da espécie.

Nesse sentido, é necessário levar essa discussão para as salas de aula, oportunizando aos alunos a conscientização e a possibilidade de atuarem enquanto sujeitos históricos, de acordo com as propostas dos Parâmetros Curriculares Nacionais. Assim, o tema do Exame Nacional das Escolas Cenecistas extrapola a teoria e permite que, juntos, educadores e alunos sejamos partícipes da construção de um mundo melhor.