A propósito do filme INVICTUS - sobre Nelson Mandela - Walter Feldman, ex-Secretário de Esporte, Lazer e Recreação de São Paulo, fez o seguinte comentário, que passa a ser o tema do ENEC 2010: "Esse é o milagre do esporte, esta guerra lúdica que, esperamos, seja um dia a única forma de combate entre os povos". Esse tema ajusta contas com as diversas propostas feitas pelas unidades, como Copa do Mundo, Esporte, África e sua descolonização, a África Branca e Subsaariana, seus atuais conflitos, suas relações com o mundo, paz, democracia como forma de solução dos conflitos, voto livre como instrumento de mudança, solidariedade, perdão e tantos outros temas transversais.

Tema ENEC 2010

O tema, assim, aborda questões que frequentaram o final do século XIX, como o da presença das metrópoles coloniais no continente africano, no asiático, com respingos nas Américas do Sul, Central. Foca os movimentos sociais que se vivenciaram ao longo do século XX, os conflitos decorrentes dos processos de descolonização dos ambientes coloniais, em especial os da África; as soluções ofertadas por esses conflitos, passando pelas vivências das ações não violentas, o estabelecimento das democracias nascentes, suas instabilidades, o voto livre acessível a populações dele anteriormente afastadas, as mudanças provocadas pelo exercício do voto, as práticas solidárias, o pacifismo, o perdão e tantos outros temas que decorrem do tema proposto, quer pela vivência de Nelson Mandela, quer pela compreensão do esporte como processo de unificação de povos e nações. Por certo, decorrido o tempo destinado à Copa do Mundo, este tema também será recorrente.

Apesar de a abordagem explicitar o tempo histórico e o espaço geográfico, convém lembrar que todas as disciplinas estarão, por certo, bem envolvidas com os tópicos propostos.