Saiba tudo sobre o Simulado ENEC.
O Simulado ENEC, tem como objetivo ser uma avaliação que orienta alunos e professores quanto ao modelo de questões do Exame, ao mesmo tempo em que serve à gestão como ferramenta diagnóstica da situação educacional de seus alunos. Ele será aplicado exclusivamente de modo digital, para todas as séries/anos envolvidas.
A realização do Simulado ocorrerá conforme o seguinte calendário:
Data | Atividade |
---|---|
13/04 | Aplicação do Simulado ENEC pela Plataforma CNEC Digital: 5º ano do Ens. Fundamental |
16/04 | Aplicação do Simulado ENEC pela Plataforma CNEC Digital: 4º ano do Ens. Fundamental |
17/04 | Aplicação do Simulado ENEC pela Plataforma CNEC Digital: 3º ano do Ens. Fundamental |
18/04 | Aplicação do Simulado ENEC pela Plataforma CNEC Digital: 2º ano do Ens. Fundamental |
19/04 | Aplicação do Simulado ENEC pela Plataforma CNEC Digital: 6º ano do Ens. Fundamental |
20/04 | Aplicação do Simulado ENEC pela Plataforma CNEC Digital: 7º ano do Ens. Fundamental |
23/04 | Aplicação do Simulado ENEC pela Plataforma CNEC Digital: 8º ano do Ens. Fundamental |
24/04 | Aplicação do Simulado ENEC pela Plataforma CNEC Digital: 9º ano do Ens. Fundamental |
25/04 | Aplicação do Simulado ENEC pela Plataforma CNEC Digital: 3ª série do Ens. Médio |
26/04 | Aplicação do Simulado ENEC pela Plataforma CNEC Digital: 2ª série do Ens. Médio |
27/04 | Aplicação do Simulado ENEC pela Plataforma CNEC Digital: 1ª série do Ens. Médio |
11/05 | Liberação dos resultados da aplicação on-line do Simulado ENEC |
Em relação aos conteúdos dos componentes curriculares envolvidos no Exame, as questões do Simulado abordarão os conteúdos do primeiro volume do Material Didático do Sistema de Ensino CNEC, além de, devido ao seu caráter diagnóstico, conteúdos relevantes dos anos anteriores, pré-requisituais em relação aos conteúdos trabalhados ao longo do corrente ano. Não haverá simulação da Redação para a terceira série do Ensino Médio.
O Simulado ENEC terá a mesma estrutura de avaliação para todos os anos/séries avaliados, alterando-se somente a quantidade de questões em cada área do conhecimento/ componente curricular, conforme informado nas tabelas a seguir:
Área do Conhecimento | Componentes Curriculares | 2º ao 5º ano | 6º ao 9º ano |
---|---|---|---|
Linguagens | Língua Portuguesa | 6 | 5 |
Língua Inglesa/ Espanhola | - | 5 | |
Matemática | Matemática | 6 | 5 |
Ciências da Natureza | Ciências | 4 | 5 |
Ciências Humanas | História | 2 | 5 |
Geografia | 2 | 5 | |
Total | 20 | 30 |
Áreas | Componentes curriculares | 1ª à 3ª série |
---|---|---|
Linguagens e códigos | Língua Portuguesa | 5 |
Literatura | 2 | |
Língua Inglesa / Espanhola | 3 | |
Artes | 2 | |
Matemática | Matemática | 12 |
Ciências da Natureza | Biologia | 4 |
Física | 4 | |
Química | 4 | |
Ciências Humanas | História | 3 |
Geografia | 3 | |
Filosofia | 3 | |
Sociologia | 3 | |
Total | 48 |