Sistema de Avaliação CNEC

Avaliação Diagnóstica

O Sistema de Avaliação unificado para todas as instituições de Educação Básica da CNEC está previsto na Proposta Pedagógica e contempla os seguintes instrumentos que compõem a Avaliação Nacional sobre a aprendizagem de nossos alunos:

  • No 1º trimestre - Avaliação Diagnóstica
  • No 2º trimestre - ENEC 1
  • No 3º trimestre - ENEC 2

A Avaliação Diagnóstica visa avaliar os conhecimentos que são pré-requisitos para a continuidade dos estudos no ano/série atual, proporcionando aos professores a oportunidade de (re)planejar as ações didático-pedagógicas favorecedoras da aprendizagem. Os conteúdos abordados na avaliação referem-se àqueles contemplados no Material Didático da Rede de Ensino CNEC dos anos/séries anteriores.

A Avaliação Diagnóstica será disponibilizada na plataforma CNEC Digital, de acordo com este calendário:


Data Ano/Série Tempo
11 de março 5º ano do Ens. Fundamental 3h00
12 de março 4º ano do Ens. Fundamental 3h00
13 de março 3º ano do Ens. Fundamental 3h00
14 de março 6º ano do Ens. Fundamental 3h30
15 de março 7º ano do Ens. Fundamental 3h30
18 de março 8º ano do Ens. Fundamental 3h30
19 de março 9º ano do Ens. Fundamental 3h30
20 de março 3ª série do Ens. Médio 4h00
21 de março 2ª série do Ens. Médio 4h00
22 de março 1ª série do Ens. Médio 4h00
25 a 29 de março Período de Reaplicação da Av. Diagnóstica -
02 de abril Liberação dos resultados da aplicação on-line da Avaliação Diagnóstica -


ENSINO FUNDAMENTAL - ANOS INICIAIS

As avaliações dos anos iniciais do Ensino Fundamental serão compostas por questões objetivas com quatro alternativas cada uma. As provas serão estruturadas com base na seguinte distribuição de questões:


Áreas do Conhecimento Componentes curriculares Do 3º ano ao 5º ano
Linguagens Língua Portuguesa 6
Matemática Matemática 6
Ciências da Natureza Ciências 4
Ciências Humanas História 2
Geografia 2
Total 20


ENSINO FUNDAMENTAL - ANOS FINAIS

A Avaliação do 6º ano do Ensino Fundamental será composta por questões objetivas com quatro alternativas cada uma. Os Componentes Curriculares de Língua Inglesa/Espanhola não serão avaliados. A prova será estruturada com base na seguinte distribuição de questões:


Áreas do Conhecimento Componentes curriculares 6º ano
Linguagens Língua Portuguesa 6
Matemática Matemática 6
Ciências da Natureza Ciências 6
Ciências Humanas História 4
Geografia 3
Total 25


As Avaliações dos 7º, 8º e 9º anos do Ensino Fundamental serão compostas por questões objetivas com cinco alternativas cada uma. As provas serão estruturadas com base na seguinte distribuição de questões:


Áreas do Conhecimento Componentes curriculares Do 7º ao 9º ano
Linguagens e códigos Língua Portuguesa 5
Língua Inglesa / Espanhola 5
Matemática Matemática 5
Ciências da Natureza Ciências 5
Ciências Humanas História 5
Geografia 5
Total 30


ENSINO MÉDIO

A Avaliação da 1ª série do Ensino Médio será composta por questões objetivas com cinco alternativas cada uma. A Avaliação não contemplará questões de Literatura, Artes, Filosofia e Sociologia. A Avaliação de Ciências da Natureza (biologia, física e química) refere-se ao Componente Curricular Ciências, estudado nos anos anteriores. A prova será estruturada com base na seguinte distribuição de questões


Áreas do Conhecimento Componentes curriculares 1ª séries
Linguagens e códigos Língua Portuguesa 8
Língua Inglesa / Espanhola 2
Matemática Matemática 10
Ciências da Natureza Biologia 3
Física 3
Química 3
Ciências Humanas História 3
Geografia 3
Total 35


As Avaliações das 2ª e 3ª séries do Ensino Médio também serão compostas por questões objetivas com cinco alternativas cada uma. As provas serão estruturadas com base na seguinte distribuição de questões:


Áreas do Conhecimento Componentes curriculares Da 2ª á 3ª série
Linguagens e códigos Língua Portuguesa 5
Literatura 2
Artes 2
Língua Inglesa / Espanhola 2
Matemática Matemática 10
Ciências da Natureza Biologia 3
Física 3
Química 3
Ciências Humanas História 3
Geografia 3
Filosofia 2
Sociologia 2
Total 40