O ENEC 2 será aplicado a todos os estudantes, do 2º ano do Ensino Fundamental à 3º série do Ensino Médio, de todas as instituições de Educação Básica da CNEC, a partir do dia 23 de setembro, conforme cronograma.
O ENEC 2 para a 3º série, inicialmente previsto para ser aplicado no formato de impressão, será disponibilizado na plataforma CNEC Digital a exemplo das demais séries/anos. Contudo, a Redação será produzida pelos alunos em impresso específico (template), que está como anexo ao final do texto.
Assim, as redações serão corrigidas pelos professores de cada instituição, no contexto das cinco competências da redação do ENEM, a saber:
Para auxiliar/orientar esse processo, será disponibilizado nesta página, um material de suporte aos docentes para correção das redações.
Será encaminhada aos senhores para o e-mail direcao@cnec.br, uma planilha com nome e código de todos os alunos a ser preenchida e devolvida com os pontos obtidos na redação. Essa planilha, após preenchida, deve ser enviada para e-mail enec@cneconline.com.br.
2. Orientações
2.1 Participação de alunos com deficiência
Os alunos que tenham deficiência comprovada em laudo competente participam do ENEC, considerando pontualmente cada caso. Os resultados desses alunos não serão considerados no cômputo geral da turma/colégio. Para tanto, deve ser encaminhada uma listagem com os nomes, série, deficiência laudada, que também está como anexo ao final do texto.
2.2 Conteúdos a serem abordados
Conteúdos contemplados nos volumes 1 e 2 do material didático, considerando a Matriz de Referência do ENEC.
2.3 Anos/ Séries a serem avaliados
Do 2º ano do EF 1 à 3º série do EM
2.4 Estrutura das avaliações
Avaliação composta por 30 questões objetivas com quatro alternativas cada uma, organizada com a seguinte distribuição de questões:
Tempo máximo para realização - 3h30.
Áreas do Conhecimento | Componentes curriculares | 2º ao 5º ano |
---|---|---|
Linguagens e códigos | Língua Portuguesa | 6 |
Língua Inglesa | 3 | |
Matemática | Matemática | 6 |
Ciências da Natureza | Ciências | 5 |
Ciências Humanas | História | 5 |
Geografia | 5 | |
Total | 30 |
Avaliação composta por 40 questões objetivas com cinco alternativas cada uma, organizada com a seguinte distribuição de questões:
Tempo máximo para realização - 3h30.
Áreas do Conhecimento | Componentes curriculares | 6º ao 9ºano |
---|---|---|
Linguagens e códigos | Língua Portuguesa | 8 |
Língua Inglesa / Espanhola | 6 | |
Matemática | Matemática | 8 |
Ciências da Natureza | Ciências | 6 |
Ciências Humanas | História | 6 |
Geografia | 6 | |
Total | 40 |
Avaliação composta por 80 questões objetivas com cinco alternativas cada uma, organizada com a seguinte distribuição de questões:
Tempo máximo para realização - 5horas.
Áreas de Conhecimento | Componentes curriculares | 1ª e 2ª séries |
---|---|---|
Linguagens e códigos | Língua Portuguesa | 10 |
Literatura | 4 | |
Língua Inglesa / Espanhola | 3 | |
Artes | 3 | |
Matemática | Matemática | 20 |
Ciências da Natureza | Biologia | 7 |
Física | 7 | |
Química | 6 | |
Ciências Humanas | História | 6 |
Geografia | 6 | |
Filosofia | 4 | |
Sociologia | 4 | |
Total | 80 |
Avaliação composta por 180 questões objetivas com cinco alternativas cada uma, organizada com a seguinte distribuição de questões:
Tempo máximo para realização da prova:
Áreas de Conhecimento | Componentes Curriculares | 3ª série | |
---|---|---|---|
1º dia | Redação | Redação | 01 |
Linguagens e códigos | Língua Portuguesa | 25 | |
Literatura | 10 | ||
Língua Inglesa / Espanhola | 5 | ||
Artes | 5 | ||
Ciências Humanas | História | 15 | |
Geografia | 15 | ||
Filosofia | 8 | ||
Sociologia | 7 | ||
2º dia | Matemática | Matemática | 45 |
Ciências da Natureza | Biologia | 15 | |
Física | 15 | ||
Química | 15 | ||
Total | 180 |