Neste ano, O ENEC 2 será aplicado somente aos estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental a 3ª série do Ensino Médio das instituições de Educação Básica da CNEC. Todos os alunos regularmente matriculados nessas séries - estejam eles em turmas presenciais ou remotas deverão realizar a avaliação, visto que ela comporá o resultado do 3º trimestre.

O ENEC 2 será disponibilizado na plataforma CNEC Digital nas datas estabelecidas no cronograma e a avaliação para cada série será composta por questões objetivas e uma proposta de redação.

A prova para a 3ª série do Ensino Médio seguirá o modelo da avaliação ENEM e terá dois dias de aplicação. No 1º dia, os alunos deverão resolver questões de Linguagens, Ciências Humanas e Redação; no 2º dia, questões de Matemática e Ciências da Natureza.

A seguir, são apresentadas as datas e as orientações para a aplicação do ENEC 2.
1. Cronograma

Data Atividade
27/09 Aplicação do ENEC 2 pela plataforma CNEC Digital para a 3ª série EM: 1º dia: Linguagens, Ciências Humanas e Redação
28/09 Aplicação do ENEC 2 pela plataforma CNEC Digital para o 9º ano EF
29/09 Aplicação do ENEC 2 pela plataforma CNEC Digital para a 1ª série EM
30/09 Aplicação do ENEC 2 pela plataforma CNEC Digital para a 2ª série EM
04/10 Aplicação do ENEC 2 pela plataforma CNEC Digital para a 3ª série EM: 2º dia: Matemática e Ciências da Natureza
05/10 Reaplicação do ENEC 2 pela plataforma CNEC Digital para o 9º ano EF
05/10 Reaplicação do ENEC 2 pela plataforma CNEC Digital para a 3ª série EM - 1º dia
06/10 Reaplicação do ENEC 2 pela plataforma CNEC Digital para a 1ª e 2ª série EM
07/10 Reaplicação do ENEC 2 pela plataforma CNEC Digital para a 3ª série EM - 2º dia
21/10 Liberação dos resultados do ENEC 2


2. Orientações

2.1 Conteúdos a serem abordados

Os conteúdos contemplados nos volumes 1 e 2 do material didático. A proposta de redação contemplará a produção de um texto dissertativo-argumentativo sobre determinado tema de relevância social e deve conter proposta de intervenção. Os temas da redação serão diferentes para cada uma das séries.

2.2 Anos/séries a serem avaliados

  • 9º ano do EF - turmas remotas e presenciais
  • 1ª série do EM - turmas remotas e presenciais
  • 2ª série do EM - turmas remotas e presenciais
  • 3ª série do EM - turmas remotas e presenciais

2.3 Estrutura das avaliações

  • 9º ano do Ensino Fundamental

Avaliação composta por 40 questões objetivas, com cinco alternativas cada questão, e 1 proposta de redação.

Tempo máximo para realização - 4h

Áreas do Conhecimento Componentes curriculares Quantidade de questões
Linguagens Proposta de Redação 1
Língua Portuguesa 8
Língua Inglesa/Espanhola 6
Matemática Matemática 8
Ciências da Natureza Ciências 6
Ciências Humanas História 6
Geografia 6

  • Ensino Médio - 1º e 2º séries

Avaliação composta por 80 questões objetivas, com cinco alternativas cada questão, e 1 proposta de redação.

Tempo máximo para realização - 5horas.

Áreas de Conhecimento Componentes curriculares Quantidade de Questões
Linguagens Proposta de Redação 1
Língua Portuguesa 10
Literatura 4
Língua Inglesa / Espanhola 3
Arte 3
Matemática Matemática 20
Ciências da Natureza Biologia 7
Física 7
Química 6
Ciências Humanas História 6
Geografia 6
Filosofia 4
Sociologia 4


  • Ensino Médio - 3º série

Avaliação composta por 180 questões objetivas, com cinco alternativas cada questão, e 1 proposta de redação.

Tempo máximo para realização da prova:

  • 1º dia - 5h30min
  • 2º dia - 5 horas

Áreas de Conhecimento Componentes Curriculares Quantidade de Questões
1º dia Linguagens Proposta de Redação 1
Língua Portuguesa 25
Literatura 10
Língua Inglesa / Espanhola 5
Arte 5
Ciências Humanas História 15
Geografia 15
Filosofia 8
Sociologia 7
2º dia Matemática Matemática 45
Ciências da Natureza Biologia 15
Física 15
Química 15


2.4 Aplicação

Como já mencionado, o ENEC 2 será disponibilizado em formato digital (CNEC Digital) e, no momento do exame, antes de iniciá-la, o aluno deverá responder à enquete que identifica a modalidade (presencial ou remota) em que fará a avaliação.

Reforçamos a necessidade dos cuidados referentes ao contexto de pandemia da COVID-19, por isso, durante a realização presencial da avaliação, as instituições devem garantir a higienização dos laboratórios de informática, o uso de máscaras e o distanciamento social. O aluno também poderá utilizar o seu próprio equipamento (notebook, tablet ou smartphone).

Para os alunos que vão acessar a prova de casa, é necessário que eles sejam acompanhados e orientados pelos professores e coordenadores de forma remota durante todo o tempo de resolução da prova.


Anexos