Orientações para a Aplicação da Redação

  • A prova de redação estará disponível na plataforma CNEC Digital no dia estabelecido no calendário de aplicação, a partir de post a ser realizado pelo(a) professor(a) de redação da unidade. conforme o calendário:

Data Ano/Série
27/09 3ª série Ensino Médio
28/09 9º ano Ensino Fundamental
29/09 1ª série Ensino Médio
30/09 2ª série Ensino Médio


  • O(a) professor(a) encontrará as propostas para criação do post nesta página dois dias antes da aplicação da prova.
  • Será aplicada a todos os alunos regularmente matriculados nessas séries - estejam eles em turmas presenciais ou remotas.
  • A prova de redação solicitará ao aluno a escrita de um texto dissertativoargumentativo sobre um tema de ordem social, científica, cultural ou política. O aluno deverá defender a sua tese - posicionamento a respeito do tema - com base em argumentos consistentes, estruturados com coesão e coerência, e apresentar uma proposta de intervenção social para o problema apresentado. A proposta de redação terá um tema diferente para cada ano/série.
  • O aluno deverá redigir a redação no template disponibilizado no portal do ENEC: Aplicação do ENEC 2.
  • A coordenação pedagógica de cada unidade fica encarregada de imprimir o template e entregá-lo aos alunos de turmas presenciais no dia da prova. Para as turmas on-line, o(a) coordenador(a) pedagógico(a) deverá orientar os alunos para que eles imprimam o template ou o retirem na escola.
  • As redações serão corrigidas pelos professores de redação de cada instituição por meio do app de redação existente na CNEC Digital. Os professores devem criar um post "Atividade de Redação" em suas respectivas páginas da CNEC Digital para o dia da prova e específico para cada ano/série.
  • As redações devem ser corrigidas até dia 18/10/2021.
  • Envio da planilha com o desempenho dos alunos deverá ocorrer no máximo até o dia 18/10/2021. Será encaminhada aos senhores, para o e-mail direcao@cnec.br, uma planilha com nome e código de todos os alunos a ser preenchida e devolvida com os pontos obtidos na redação. Essa planilha, após preenchida, deve ser enviada para e-mail enec@cneconline.com.br. Ressaltamos que para que a pontuação obtida pelo aluno na redação seja inserida na plataforma CNEC Digital, é necessário o correto preenchimento e envio da planilha para o Sistema de Ensino até a data prevista no cronograma.

Em caso de dúvidas e/ou dificuldades sobre a aplicação do ENEC 2 e o agendamento desse período, contatar o Sistema de Ensino pelos canais oficiais:

E-mail: sistema.de.ensino@cnec.br

WhatsApp: (34) 3322-4040

Telefone: (34) 3322-4040