Avaliação Diagnóstica 2022

A Avaliação Diagnóstica 2022 tem como objetivo avaliar a proficiência dos alunos nos pré-requisitos fundamentais para a continuidade dos estudos. Essa avaliação contemplará desde os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental I até os da 3ª série do Ensino Médio.

Aplicação

A avaliação será direcionada tanto aos alunos que retornaram às aulas presencialmente, quanto àqueles que continuam nas aulas remotas. No momento do exame, antes de iniciá- la, o aluno deverá identificar em qual modalidade realizará a avaliação: presencial ou remota. A aplicação ocorrerá ao longo do mês de março, conforme as datas informadas no quadro a seguir:

Cronograma de aplicação

Para todos os alunos - presencial e remoto

Data Ano/Série Tempo
07 de março 3º ano do Ens. Fundamental I 2h00
08 de março 4º ano do Ens. Fundamental I 2h00
09 de março 5º ano do Ens. Fundamental I 2h00
10 de março 6º ano do Ens. Fundamental II 3h00
11 de março 7º ano do Ens. Fundamental II 3h00
14 de março 8º ano do Ens. Fundamental II 3h00
15 de março 9º ano do Ens. Fundamental II 3h00
16 de março 1ª série do Ens. Médio 4h00
17 de março 2ª série do Ens. Médio 4h00
18 de março 3ª série do Ens. Médio 4h00
21 de março Reaplicação do Ensino Fundamental I 2h00
22 de março Reaplicação do Ensino Fundamental II 3h00
23 de março Reaplicação do Ensino Médio 4h00
25 de março Liberação dos resultados -


Organização da Avaliação Diagnóstica:

A Avaliação Diagnóstica abordará os conteúdos e objetos de conhecimento presentes nos volumes 1, 2 e 3 do Material Didático do Sistema de Ensino CNEC, utilizados no ano/série anterior ao ano/série atual do aluno. A distribuição de questões será da seguinte forma:

ENSINO FUNDAMENTAL - ANOS INICIAIS

As avaliações para este segmento serão compostas por 20 questões objetivas, cada uma com quatro alternativas.


Áreas do Conhecimento Componentes curriculares Quantidade de questões
Linguagens Língua Portuguesa 6
Matemática Matemática 6
Ciências da Natureza Ciências 4
Ciências Humanas História 2
Geografia 2
Total 20


ENSINO FUNDAMENTAL - ANOS FINAIS

A prova do 6º ano do Ensino Fundamental será composta por 25 questões objetivas, cada uma com quatro alternativas. Os Componentes Curriculares de Língua Inglesa e Língua Espanhola não serão avaliados.


Áreas do Conhecimento Componentes curriculares Quantidade de questões
Linguagens Língua Portuguesa 6
Matemática Matemática 6
Ciências da Natureza Ciências 6
Ciências Humanas História 4
Geografia 3
Total 25


As avaliações dos 7º, 8º e 9º anos do Ensino Fundamental serão compostas por 30 questões objetivas, cada uma com cinco alternativas.


Áreas do Conhecimento Componentes curriculares Quantidade de questões
Linguagens Língua Portuguesa 5
Língua Inglesa / Espanhola 5
Matemática Matemática 5
Ciências da Natureza Ciências 5
Ciências Humanas História 5
Geografia 5
Total 30


ENSINO MÉDIO

A Avaliação da 1ª série do Ensino Médio será composta por 35 questões objetivas com cinco alternativas cada uma e não contemplará questões de Literatura, Arte, Filosofia e Sociologia. A Avaliação de Ciências da Natureza (Biologia, Física e Química) refere-se ao Componente Curricular Ciências, estudado nos anos anteriores.


Áreas do Conhecimento Componentes curriculares Quantidade de questões
Linguagens Língua Portuguesa 8
Língua Inglesa / Espanhola 2
Matemática Matemática 10
Ciências da Natureza Biologia 3
Física 3
Química 3
Ciências Humanas História 3
Geografia 3
Total 35


As avaliações da 2ª e da 3ª série do Ensino Médio contemplarão 40 questões objetivas com cinco alternativas cada uma.


Áreas do Conhecimento Componentes curriculares Quantidade de questões
Linguagens Língua Portuguesa 5
Literatura 2
Arte 2
Língua Inglesa / Espanhola 2
Matemática Matemática 10
Ciências da Natureza Biologia 3
Física 3
Química 3
Ciências Humanas História 3
Geografia 3
Filosofia 2
Sociologia 2
Total 40