O ENEC 2 será aplicado somente aos estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental a 3ª série do Ensino Médio das instituições de Educação Básica da CNEC. Todos os alunos regularmente matriculados nessas séries - estejam eles em turmas presenciais ou remotas deverão realizar a avaliação, visto que ela comporá o resultado do 3º trimestre.

O ENEC 2 será disponibilizado na plataforma CNEC Digital nas datas estabelecidas no cronograma e a avaliação para cada série será composta por questões objetivas e uma proposta de redação.

A prova para a 3ª série do Ensino Médio seguirá o modelo da avaliação ENEM e terá dois dias de aplicação. No 1º dia, os alunos deverão resolver questões de Linguagens, Ciências Humanas e Redação; no 2º dia, questões de Matemática e Ciências da Natureza.

A seguir, são apresentadas as datas e as orientações para a aplicação do ENEC 2.
1. Cronograma

Data Atividade
26/09 Aplicação do ENEC 2 pela plataforma CNEC Digital para a 3ª série EM: 1º dia: Linguagens, Ciências Humanas e Redação
27/09 Aplicação do ENEC 2 pela plataforma CNEC Digital para o 9º ano EF
28/09 Aplicação do ENEC 2 pela plataforma CNEC Digital para a 1ª série EM
29/09 Aplicação do ENEC 2 pela plataforma CNEC Digital para a 2ª série EM
30/09 Aplicação do ENEC 2 pela plataforma CNEC Digital para a 3ª série EM: 2º dia: Matemática e Ciências da Natureza
03/10 Reaplicação do ENEC 2 pela plataforma CNEC Digital para o 9º ano EF
04/10 Reaplicação do ENEC 2 pela plataforma CNEC Digital para a 1ª e 2ª série EM
05/10 Reaplicação do ENEC 2 pela plataforma CNEC Digital para a 3ª série EM - 1º dia
06/10 Reaplicação do ENEC 2 pela plataforma CNEC Digital para a 3ª série EM - 2º dia
21/10 Liberação dos resultados do ENEC 2


2. Orientações

2.1 Conteúdos a serem abordados

Os conteúdos contemplados nos volumes 1 e 2 do material didático e dos Itinerários Integradores baseados nos eixos estruturantes (Investigação Científica, Processos Criativos, Mediação e Intervenção Cultural e Empreendedorismo). A proposta de redação contemplará a produção de um texto dissertativo-argumentativo sobre determinado tema de relevância social e deve conter proposta de intervenção. Os temas da redação serão diferentes para cada uma das séries.

2.2 Anos/séries a serem avaliados

  • 9º ano do EF
  • 1ª série do EM
  • 2ª série do EM
  • 3ª série do EM

2.3 Estrutura das avaliações

  • 9º ano do Ensino Fundamental

Avaliação composta por 40 questões objetivas, com cinco alternativas cada questão, e 1 proposta de redação.

Tempo máximo para realização - 4h

Áreas do Conhecimento Componentes curriculares Quantidade de questões
Linguagens Proposta de Redação -
Língua Portuguesa 8
Língua Inglesa/Espanhola 6
Matemática Matemática 8
Ciências da Natureza Ciências 6
Ciências Humanas História 6
Geografia 6

  • Ensino Médio - 1ª série

Avaliação composta por 63 questões objetivas, com cinco alternativas cada questão, e 1 proposta de redação.

Tempo máximo para realização - 5 horas e 30 minutos.

Áreas de Conhecimento Componentes curriculares Quantidade de Questões
Linguagens Proposta de Redação -
Língua Portuguesa 6
Literatura 3
Língua Inglesa / Espanhola 3
Arte 3
Educação Física 3
Matemática Matemática 15
Ciências da Natureza Biologia 5
Física 5
Química 5
Ciências Humanas História 4
Geografia 5
Filosofia 3
Sociologia 3


  • Ensino Médio - 2ª série

Avaliação composta por 80 questões objetivas, com cinco alternativas cada questão, e 1 proposta de redação.

Tempo máximo para realização - 5 horas e 30 minutos.

Áreas de Conhecimento Componentes curriculares Quantidade de Questões
Linguagens Proposta de Redação -
Língua Portuguesa 10
Literatura 4
Língua Inglesa / Espanhola 3
Arte 3
Matemática Matemática 20
Ciências da Natureza Biologia 7
Física 7
Química 6
Ciências Humanas História 6
Geografia 6
Filosofia 4
Sociologia 4


  • Ensino Médio - 3º série

Avaliação composta por 180 questões objetivas, com cinco alternativas cada questão, e 1 proposta de redação.

Tempo máximo para realização da prova:

  • 1º dia - 5h30min
  • 2º dia - 5 horas

Áreas de Conhecimento Componentes Curriculares Quantidade de Questões
1º dia Linguagens Proposta de Redação -
Língua Portuguesa 25
Literatura 10
Língua Inglesa / Espanhola 5
Arte 5
Ciências Humanas História 15
Geografia 15
Filosofia 8
Sociologia 7
2º dia Matemática Matemática 45
Ciências da Natureza Biologia 15
Física 15
Química 15


2.4 Aplicação

Como já mencionado, o ENEC 2 será disponibilizado em formato digital (CNEC Digital) e, no momento do exame, antes de iniciá-lo, a chave de acesso será disponibilizada à instituição. Além disso, o aluno deverá responder à enquete que identifica a modalidade (presencial ou remota) em que fará a avaliação. Reforçamos a necessidade dos cuidados referentes ao contexto do COVID-19, por isso, durante a realização presencial da avaliação, as instituições devem garantir a higienização dos laboratórios de informática, o uso de máscaras e o distanciamento social. O aluno também poderá utilizar o seu próprio equipamento (notebook, tablet ou smartphone). ? Para os alunos que vão acessar a prova de casa, é necessário que eles sejam acompanhados e orientados pelos professores e coordenadores de forma remota durante todo o tempo de resolução da prova.

2.5 Redação

  • 2.5.1 - Aplicação das redações

Disponível no link: Proposta de Redação - ENEC 2022

  • 2.5.2 - Envio das redações e correção

As redações serão corrigidas pelos professores de Língua Portuguesa/Redação de cada instituição por meio do app de redação existente na CNEC Digital.

Após redigirem a redação, utilizando o template disponibilizado nesta página, os alunos deverão acessar o post de Redação do ENEC em sua timeline, clicar em "Enviar resposta" e anexar uma foto da folha de redação. É importante que o aluno seja orientado quanto à qualidade da foto de seu texto, investindo em um bom enquadramento e uma boa iluminação do ambiente para facilitar a correção.

No momento da correção, o professor deve utilizar as ferramentas do app de redação, que possibilitam avaliar o texto com base nas competências da Matriz de Referência do ENEM, as quais estão listadas a seguir:

  • Competência 1: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa.
  • Competência 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo- argumentativo.
  • Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
  • Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
  • Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado que respeite os direitos humanos.