Saiba mais sobre o ENEC - Exame Nacional dos Estudantes CNEC.
A CNEC, com a necessidade constante de aprimoramento da qualidade educacional, tem desenvolvido estudos e ações institucionais na área de avaliação, desde o ano de 2002, com a criação do Sistema de Ensino CNEC e a avaliação Simulado RIO.
Com a avaliação CNEC em Excelência, aplicada aos alunos da CNEC em Minas Gerais, entre os anos de 2003 e 2005, nascia o embrião do ENEC (Exame Nacional das Escolas Cenecistas).
A partir de 2006, com a experiência adquirida nos processos anteriores - não só no que se refere à elaboração de avaliações, mas também nas áreas de logística de distribuição, de apuração e apresentação de resultados -, a CNEC passou a produzir o ENEC (Exame Nacional das Escolas Cenecistas). Nesse momento, apresentava-se com um proposta avaliativa contextualizada, elaborada com base em uma temática, com itens interdisciplinares.
As primeiras edições do ENEC estavam direcionadas para as séries finais dos ciclos de estudos (5º e 9º anos do EF e 3ª série do EM), envolvendo cerca de 12.000 alunos.
Com significativas contribuições sobre o processo de ensino-aprendizagem dos alunos, orientando a gestão educacional, coordenadores e docentes, o ENEC foi ampliado para atender, também, os alunos do 2° ao 9° anos do Ensino Fundamental e o Ensino Médio.
A edição de 2013 atingiu a marca de participação de 47.798 alunos, tornando-se, certamente, um dos maiores processos de avaliação educacional do país.
Fotos - ENEC 2010, em João Pessoa-PB e em Itajaí-SC Fonte: Arquivo CNEC
Com base no acompanhamento das mudanças promovidas nos modelos de avaliação nacionais e internacionais e na organização curricular - Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio -, das indicações das pesquisas conduzidas na área e das sugestões recebidas da nossa comunidade, o ENEC apresentou novidades em sua edição de 2014.
Foi promovida a mudança da avaliação com um único tema para uma avaliação multitemática, mantendo as características de contextualização cada vez mais presentes nos demais exames. Para o Ensino Médio, o modelo avaliativo proposto se aproximou do utilizado pelo Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM, no que diz respeito à organização da avaliação em áreas do conhecimento, caracterização e quantidade dos itens. A partir de 2015, o ENEC começou a ser realizado no formato online, pela plataforma CNEC Digital. A fim de preparar para essa avaliação, foram propostos simulados nesse mesmo formato.
A avaliação realizada pela CNEC digital, além da otimização do custo, disponibilizou para diretores, coordenadores, docentes, alunos, pais e responsáveis um relatório detalhado do desempenho de cada escola, turma e, especificamente de cada aluno, tornando-se uma ferramenta fundamental para o acompanhamento da aprendizagem dos alunos.
O docente tem condições de compreender o desempenho dos seus alunos em cada uma das questões, analisando a habilidade, descritor, distratores, distribuição de respostas e resolução comentada, identificando possíveis causas que levaram seus alunos a terem dificuldades na resolução dessas questões.
Nessa perspectiva, o ENEC foi o ponto de partida para que, do mesmo modo, fosse ofertado a todos os ambientes públicos e privados que dele se utilizaram para a constituição do que, hoje, se denomina SAEM, isto é, Sistema de Avaliação de Escolas Municipais. O SAEM, desde 2006, tem avaliado alguns ambientes públicos de Educação Básica, em particular, regularmente, o município de Uberaba, para o qual já avalia todos os alunos da rede pública municipal desde os 8 até os 14 anos, ofertando relatórios substanciais para que a gestão da Educação Básica no Ensino Fundamental possa, com os instrumentos de controle e de gestão de que dispõe, analisar o desempenho de alunos da rede municipal. Esse exame envolve recursos humanos docentes e gestores pedagógicos e administrativos na solução das dificuldades detectadas, ampliando, consideravelmente, a sua capacidade de análise das situações vivenciadas por todos que atuam no ambiente educacional.
Com a atualização da Proposta Pedagógica do Sistema de Ensino CNEC, a partir de 2019, o ENEC passou a ser composto por três momentos avaliativos distintos. No início do ano letivo, é aplicada uma Avaliação Diagnóstica, com vistas a identificar, principalmente, a ausência de pré-requisitos fundamentais ao aluno para o ano/série que está cursando. Ainda no primeiro semestre letivo, é realizada a 1ª avaliação do ENEC e, no segundo semestre letivo, a 2ª avaliação do ENEC, buscando mensurar as habilidades e competências desenvolvidas pelos alunos até o momento da realização do exame.
O ENEC no Ensino Superior
Até o primeiro semestre de 2019, o ENEC avaliava somente os estudantes da Educação Básica. Com a inclusão dos alunos do Ensino Superior, o Exame passa agora a acompanhar também o processo de ensino-aprendizagem da graduação e a aferir o desenvolvimento das competências e habilidades previstas nos currículos dos cursos de bacharelado, de Tecnologia e de licenciatura. Assim como na Educação Básica, o Exame aplicado aos universitários foi feito online, na plataforma CNEC Digital - tornando-se Exame Nacional dos Estudantes CNEC.
A primeira edição do Exame Nacional dos Estudantes CNEC (ENEC) aplicado às instituições de Educação Superior contou com a participação de mais de 600 alunos. A avaliação foi realizada entre os dias 2 e 10 de setembro, em dez faculdades e dois centros universitários mantidos pela Campanha Nacional de Escolas da Comunidade (CNEC), e abrangeu os estudantes concluintes dos cursos de Biomedicina, Fisioterapia, Educação Física, Enfermagem, Engenharia de Produção, Engenharia Civil, Odontologia, Nutrição, Tecnologia em Estética e Cosmética e Tecnologia em Gestão Ambiental.
Com intensa troca e constituição de grupo de estudos avançados de docentes do grupo CNEC, focados, fundamentalmente, nas conquistas dos processos de avaliação em larga escala, o ENEC passa a ser uma realidade institucional com foco específico na Avaliação Educacional, qualificando seus recursos humanos, agregando novos profissionais da área para que a Avaliação deixe de ser uma atividade cartorial para ser uma poderosa ferramenta de controle e de gestão dos recursos que se alocam para a melhoria da qualidade da Educação, objetivo maior da CNEC - Campanha Nacional de Escolas da Comunidade.